Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

geleia de jambo

Oi pessoas! Esse è mais um post "doce", vou postar a receita e algumas fotos da geleia de jambo que meu marido Fabio fez.
Aqui na nossa pousada temos tres pes de jambo, la pra novembro elas começam a botar flores, lindas, "fucsia  escuro", que deixam o gramado do jardim todo rosa, um efeito lindo,
 
a safra è sempre farta e os jambos sao deliciosos, mas claro que nao conseguimos consumir tudo, atè colocamos umas cestinhas cheias em cima do muro para que as pessoas que passem no beco indo ou vindo da praia se sirvam tranquilamente, mas mesmo assim è tanto jambo que nao conseguimos nao deixar de jogar um bocado fora, alem do mais aqui è uma fruta comum, quase todo mundo tem um pè em casa, mas aqui ninguem faz nada com essa fruta, o suco realmente nao è o maximo, ficamos pensando no que poderiamos fazer com toda aquela fruta.
Aì meu marido, como todo bom italiano logo pensou:_ perche non faciamo una marmelata????
eu:_ porque voce acha que ninguem ainda fez???? provavelmente porque nao fica boa nè?!
ele:_ eu vou tentar, mas acho que ninguem por aqui  pensou nisso ainda.
E num è que o dito foi la e encheu um cesto grande, lavou as frutas, tirou o caroço, cortou em pedaços grandes , colocou numa panela grande com um quilo de açucar e colocou no fogo, so jambo e açucar, voces nao tem noçao de como fica bom, è uma daquelas geleias que pareçe que voce ta comendo a fruta mesmo, fica com uma cor incrivel, concistencia perfeita e sabor delicioso. Conclusao: mais uma liçao que os gringos nos da, mostrando que com jambo se pode fazer uma geleia otima e refinada e mostrando tambèm que por aqui pareçe que ninguem tinha realmente pensado nisso antes, pois todos que experimentaram ficaram surpreendidos com o resultado e a vizinhança que tem pè de jambo começaram a fazer geleias tambem,( poxa pessoal precisava vir um gringo aqui,para mostrar que se pode aproveitar toda essa fruta fazendo geleias?).@momentinhodesabafo.
Mas tem um segredo, quando a fruta ja tiver bem cozida , desmanchando, retire com uma concha todo o excesso de agua, deixe praticamente seco, e com um miniprimer trite todos os pedaços de jambo, eles estarao bem cozidos, portanto se desmancharao muito facil, faça um pure, se nao tiver o miniprimer, penso que com um batedor de ovos pode servir, basta que vire uma especie de pure, deixe cozinhar mais um pouco e desligue, devem ser envasadas quentes em potes de vidros com tampas hermèticas.
Deliciosa para fazer crostata,comer com queijo branco, tipo minas, e com torradinhas...
Enchemos vaaaariios potes, demos de presente de natal para amigos, vendemos alguns no restaurante, servimos no cafè da manha da pousada, e todos que experimentaram adoraram e foram unanimes em quanto è intenso o sabor e o perfume da fruta.  Poder comer geleias e frutas produzidas no quintal de casa nao tem preço, pra tudo o resto ...
Beijinhos frufrus.

















5 comentários:

Elaine Vaz disse...

Que linda foto, parece um tapete!!!! Saudades de vc Frufru. bjos

Maria Eugenia disse...

Ganhei um cesto de jambo, procurando receitas encontrei a de seu marido, muito bonitas as fotos, e já estou fazendo a a geleia.
Obrigado.
Maria Eugenia
Campo Grande MS.

Unknown disse...

No final da rua de casa, meu tio plantou um pé e desde ano passado ele tem frutificado e meu afilhado virou um Tarzan.. não sai de cima da árvore.. kkkk...hj tivemos a ideia de fazer a geleia e vim procurar uma receita...vou testar a de vcs...amei.
Fiz suco com água e tbm com leite...ambos ficaram deliciosos.

Unknown disse...

Pe de jambo vermelho

Unknown disse...

O suco feito com limão, abacaxi ou gengibre é uma delicias; pode usar todos os três ingredientes, tambem fica muito bom!